quinta-feira, 17 de novembro de 2011

IÇAMI TIBA

Pérolas deste autor que adoro e (tento)sigo.

1-A ociosidade é a mãe dos vícios! 
2- Todo folgado tem um sufocado que o sustenta .
3-Os responsáveis que levam o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

4-Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. 

5-O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc. 

6-A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. 

7-Quem ama, educa. 

8-O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia. 

9-"Muitos pais, em nome do AMOR, deixam de cobrar coisas que precisam cobrar e ficam poupando os filhos;

10-A educação é um projeto, é algo que tem um caminho, que não pode ser simplesmente de qualquer forma. Deve ser muito elaborada

11-"Para o otimista, cada nova complicação é uma nova oportunidade. Para o pessimista, cada nova oportunidade é uma nova complicação..." 

12-Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora... E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

13-A mãe é incompetente para "abandonar" o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14-Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16-Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem "vidas", e sim uma única vida. Não dá para morrer e 
reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

17. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

18-O erro mais freqüente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

19-Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (kWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

20. Dinheiro "a rodo" para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Tenho que comprar pra ler:

Nenhum comentário:

Postar um comentário